• O que são opções?

    Opções são instrumentos financeiros derivativos que garantem ao seu titular o direito de comprar ou vender um determinado ativo, chamado ativo-objeto (que pode ser uma ação), a um preço e prazo preestabelecidos.

    Neste mercado existem dois tipos de opções:

    Opção de compra (Call)

    O titular (comprador) de uma opção do tipo call possui o direito de comprar o ativo-objeto a um preço predeterminado, uma vez exercido esse direito.

    Já o lançador (vendedor) de uma opção de compra terá a obrigação de entregar o ativo-objeto quando o titular da opção exercê-la.

    Opção de venda (Put)

    O titular (comprador) de uma opção do tipo put possui o direito de vender o ativo-objeto a um preço predeterminado, uma vez exercido esse direito.

    Já o lançador (vendedor) de uma opção de venda assume a obrigação de comprar o ativo-objeto quando o titular da opção exercê-la.

    As opções são muito usadas por investidores como estratégias de alavancagem e proteção. As opções de compra normalmente são usadas quando se espera que um determinado ativo vai se valorizar. Já as opções de venda, quando se espera que o ativo vai se desvalorizar.

    Vale ressaltar também os dois estilos principais de exercício: uma opção americana pode ser exercida a qualquer momento até a data de exercício, enquanto que uma opção europeia pode ser exercida apenas em sua data de exercício.

  • Por que investir?

    Veja 5 vantagens de investir em opções:

    1. Alavancagem de sua carteira de investimentos
    2. Proteção contra as oscilações de preços
    3. Servem como estratégias para melhorar a rentabilidade
    4. Diversificação das estratégias de investimento
    5. Possibilidade de operar em mercados com diferentes tendências, de alta ou baixa

  • Como investir?

    1. Abra uma conta na Spinelli.
    Para investir em opções, primeiro abra a sua conta na Spinelli.

    2. Decida quanto deseja investir.
    Na Spinelli, não tem valor mínimo inicial. Você decide o quanto deseja investir de acordo com o seu planejamento.

    3. Escolha as opções.
    Informe-se sobre as opções que tem interesse, pesquise sobre o mercado e se precisar conte com a equipe Spinelli.

    4. Envie os recursos.
    Na Spinelli o envio do dinheiro pode ser feito por meio de TED ou DOC. Faça já o seu depósito.

    5. Acesse o Home Broker, compre e pronto!
    Para comprar opções utilize o Home Broker, a plataforma mais moderna do mercado.

  • Riscos

    As opções podem ser boas alternativas para alavancar os ganhos, mas também podem gerar prejuízos. Por isso, é importante que o investidor esteja atento aos riscos desse mercado.

    Além dos riscos gerais associados a instrumentos financeiros, como a oferta e demanda do ativo-objeto, o mercado de opções possui riscos específicos, como:

    Validade
    As opções têm validade, ou seja, se não forem exercidas até a data de vencimento, elas perdem o seu valor.

    Risco do titular
    Para o titular de uma opção o risco máximo é o de perder o prêmio pago.

    Risco do lançador
    Para o lançador de uma opção os riscos são maiores:

    a) Opção de compra a descoberto: Quando o lançador se compromete a entregar títulos que não possui, ele está em situação de grande risco. Isso porque o mercado pode subir indefinidamente, fazendo com que ele tenha que comprar as ações para atender ao exercício a um valor significativamente elevado. Nessa situação, ele corre o risco não só de “devolver” o prêmio recebido, mas também de ter que desembolsar mais dinheiro.

    b) Opção de compra coberto: Neste caso o lançador corre um risco um pouco menor, pois possui as ações que deverá entregar em caso de exercício.

    c) Opção de venda: Seu risco é quase equivalente ao risco do lançador descoberto de opção de compra; a diferença é que esse lançador compromete-se a comprar as ações do titular, ao preço acordado, e seu maior prejuízo ocorre na hipótese de o preço da ação-objeto ser muito baixo ou até próximo de zero no momento em que ele for designado para atender ao exercício.

    d) Exercício de Opções sobre Ações e ETFs: O exercício de uma Opção é feito somente pelo Titular (Comprador da Opção). O Lançador (Vendedor da Opção) que não desejar ser exercido, poderá recomprar suas Opções e só estará livre do Exercício após as 16 horas do dia da compra. Caso não tenha sido exercido a posição estará “zerada” na abertura do pregão seguinte.

    Risco: Alto
    Perfil de investidor: Moderado / Arrojado para venda a descoberto.

  • Custos

    Corretagem (por ordem executada):
    R$ 4,90

    Emolumentos
    Taxa cobrada pela BM&FBovespa sobre o valor financeiro operado.

    Operação normal
    Emolumentos: 0,0370%
    Liquidação: 0,0275%
    Registro: 0,0695%
    Total: 0,1340%

    Day Trade
    Emolumentos: 0,0130%
    Liquidação: 0,0180%
    Registro: 0,0140%
    Total: 0,0450%

    As séries de opções autorizadas pela Bovespa são identificadas pelo símbolo do ativo-objeto associado a uma letra e a um número. A letra identifica se é uma opção de compra ou de venda e o mês de vencimento (conforme quadro abaixo), e o número indica um determinado preço de exercício.